Imagine construir uma casa ou montar um evento. Editar um livro é algo similar. Ele é o produto final resultante de um projeto (gráfico, editorial) e de um processo “construtivo”, que inclui diversas atividades e profissionais ao longo de um tempo.
Além dos serviços envolvidos na preparação, um livro exige decisões técnicas, como a seleção de papéis, uso de cores, definição de formatos e número de páginas, e também quantidade de exemplares (tiragem). No final, de acordo com o produto gerado por essas decisões, o livro terá um valor unitário, que precisa ser adequado à realidade do público que vai consumi-lo.
Todo esse trabalho (projeto e execução) é realizado por uma editora, que faz a curadoria da obra e a gestão do processo: coordena as etapas, escala os profissionais adequados e zela pela qualidade final do livro publicado.
Veja a tabela a seguir com um resumo simplificado das etapas de produção de um livro – nem todas são obrigatórias, pois dependem da característica de cada projeto editorial.
Se você chegou até aqui deve estar se perguntando:
“Ok, eu tenho um texto (ou um conteúdo) e quero publicar um livro. Como eu faço isso?”
Os principais caminhos para publicar um livro são:
MERCADO EDITORIAL TRADICIONAL
- O AUTOR PROCURA A EDITORA. O autor procura uma editora especializada no gênero da obra a ser publicada (por exemplo: livros infantis). Se houver interesse da editora, é feito um contrato e a editora se compromete a cuidar de tudo. Em geral, nesse modelo, o autor recebe 10% do valor de venda do livro. Todo o restante (90%) é usado para custear o processo: produção editorial, impressão, distribuição, venda e marketing.
- A EDITORA PROCURA O AUTOR. A editora procura um autor específico, um jornalista ou ainda um especialista (por exemplo: um cardiologista) para escrever um livro sob encomenda. Neste caso, o valor de direito autoral (ou produção do texto) pode ser negociado pelas partes (autor e editora). Neste modelo, da mesma forma, a editora cuida de tudo.
MEIO CORPORATIVO OU FAMILIAR
- LIVROS CORPORATIVOS / PROFISSIONAIS. Uma empresa quer registrar sua história, uma instituição deseja documentar seu trabalho ou um executivo quer transmitir seu conhecimento. Em qualquer uma destas situações, o interessado procura a editora apenas para “produzir” o livro. Isso é comum porque a editora detém conhecimento técnico sobre o processo. Neste caso, o próprio autor (ou sua empresa) paga os custos de produção, que não incluirão as etapas de distribuição e venda em livrarias, pois o livro será distribuído pela própria empresa. Este é o caso também de livros de memórias e histórias familiares, em que a distribuição é feita pelo próprio autor.
AUTOPUBLICAÇÃO
- PUBLICAÇÃO INDEPENDENTE. Se o autor não teve êxito no mercado tradicional e também não se encaixa no meio corporativo ou familiar, mas acredita em seu talento e se mantém disposto a publicar seu livro, a opção é a autopublicação em uma plataforma para publicações digitais, como a Amazon, deixando seu trabalho ali para venda. O autor também pode se arriscar a produzir seu livro impresso, mas não é nada recomendável fazer isso sem a ajuda de profissionais.