No dia 10 de outubro de 2017, o SindusCon-SP e a BB editora lançaram na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, o livro “História, Desenvolvimento e Tecnologia na Construção Civil em São Paulo”, de autoria do jornalista Eder Santin, sócio da Cidadela.
Veja fotos do lançamento
O livro, projeto do SindusCon-SP para celebrar seus 83 anos, trata da formação do setor da construção civil em São Paulo, que começa em meados do século XIX, com as primeiras obras de infraestrutura. Baseada em pesquisa bibliográfica e entrevistas pessoais, a obra relaciona a organização e a evolução setorial às novas exigências sociais ao longo do século XX, ao incremento da economia e obviamente aos desafios da engenharia civil diante da verticalização e expansão da principal metrópole do Brasil. Essa trajetória ascendente da construção civil ganha maior envergadura nos últimos 25 anos, quando profundas transformações passaram a reconfigurar a atividade nos mais diversos níveis, desde a forma de projetar e construir até a organização das empresas e suas relações comerciais.
No prefácio que escreveu para o livro, o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto, observa: “Transcorridos 25 anos desde a renovação da forma de comando do SindusCon-SP, sentimos a necessidade de transmitir às próximas gerações os processos pelos quais estas e outras conquistas se concretizaram, em meio à complexidade e à produtividade cada vez maiores requeridas em planejamento, execução e manutenção de empreendimentos imobiliários, obras públicas e habitação popular. Move-nos tanto o justificado orgulho pela evolução recente, como a preocupação de preparar aqueles que nos seguirão, para os novos desafios que já se delineiam”.
A publicação consumiu cerca de dez meses de trabalho, em que o autor e a Cidadela se ocuparam da pesquisa e das entrevistas, redação e apoio na edição e curadoria de imagens. Sobre o trabalho, Ferraz Neto acrescentou: “Para sistematizar e narrar os aspectos mais importantes desta trajetória, contamos com a autoria do jornalista Eder Santin, que testemunhou nossa evolução, inicialmente como repórter da Folha de S. Paulo, depois como editor nas revistas Construção e Téchne, da Editora Pini e, por último, como sócio da Editora Cidadela. Reunindo dezenas de depoimentos e documentos, ele conseguiu traduzir os principais avanços da engenharia civil e do sindicato nestes 25 anos, em um texto atrativo e instigante”.
Nas fotos: Eder Santin acompanhado do presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto (alto), do vice-presidente Jorge Batlouni Neto (esq.), e de Enzo Bertolini (assessor do sindicato) e Ana Eliza Gaido, coordenadora do projeto do livro