Criação e desenvolvimento de projetos editoriais: impressos ou digitais > saiba mais
esantin@cidadela-editora.com.br | (11) 3777-6129
Cidadela
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Como fazemos
  • Portfólio
    • Publicações
    • Internet
  • Clientes
  • Blog
  • Contato

Crowdfunding: captação social para ideias inovadoras

O financiamento coletivo de ideias, de projetos socioculturais ou filantrópicos, de campanhas políticas e até de novos negócios tornou-se um grande mercado em todo o mundo. Conhecido como crowdfunding, o modelo baseia-se na captação de recursos financeiros para subsidiar iniciativas de interesse coletivo ou ações simpáticas a um certo grupo de pessoas. Pode ser um show, um livro, a reforma de uma escola, uma viagem. No crowdfunding, sonhar é permitido e sempre há alguém disposto a pagar pelo sonho.

Angariar recursos para ajudar alguém não é novidade. A filantropia tradicional pratica a redistribuição de capital há muito tempo e em todo lugar. O famoso concerto de rock Live Aid, realizado em 1985 com o objetivo de arrecadar fundos para combater a fome na Etiópia, é um dos exemplos mais emblemáticos desse tipo de ação mobilizadora. Estima-se que a  transmissão televisiva dos diversos shows realizados (Londres, Filadélfia, Sydney, Moscou) tenha alcançado 1,5 bilhão de espectadores. Mas os tempos são outros e a internet se incumbiu de criar novos formatos, potencialmente mais virais do que a tevê, e também bancar projetos inovadores ou simplesmente desejos pessoais.

Modalidades

Existem diferentes modalidades de crowdfunding, sendo a mais comum a campanha por recompensas. Em troca do suporte financeiro, o investidor recebe contrapartidas ou prêmios compatíveis com o valor aportado. Segundo o site Fundable, especializado no suporte a empresas, uma campanha padrão desse tipo aplica-se a produtos tangíveis, com valores inferiores a U$ 100 mil, se estende por menos de meses e deve oferecer pelo menos três níveis de recompensas. Outras modalidades são as doações em si; o aporte de capital ao patrimônio de uma empresa (start-up); e a campanha de crédito, que é uma maneira de o empreendedor obter o recurso sem abrir mão de seu negócio para possíveis sócios. No site Kickante, atuante no Brasil, a CEO Candice Pascoal dá sugestões de “recompensas que funcionam”.

Jornalismo

Recentemente, a Global Investigative Journalist Network preparou um guia do crowdfunding para jornalistas (lista em inglês), com plataformas que apoiam profissionais e empresas a angariar fundos para reportagens, publicações ou transmissões de mídia. Na América Latina, o destaque da IJNet foi a plataforma Idea.me, que opera na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Uruguai e Estados Unidos.

Imagem sob licença CC no Flickr via Media Fundernet

← Desenvolvimento humano é liberdade de escolha
Nanocom, portal de nanotecnologia: o futuro chegou →

Novo projeto!

Interação Urbana

Interação Urbana

Banner 2, Internet

Interação Urbana

23-Dec-16

Últimas notícias

  • Sobre edição de livros
    Sobre edição de livros

    Imagine construir uma casa ou montar um...

  • Livro conta evolução da construção civil em São Paulo
    Livro conta evolução da construção civil em São Paulo

    No dia 10 de outubro de 2017, o SindusCo...

  • Nanocom, portal de nanotecnologia: o futuro chegou
    Nanocom, portal de nanotecnologia: o futuro chegou

    Muita gente já ouviu falar em nanotecnol...

by: Pivot
© Copyright - 2015 : Todos os direitos reservados.